Por isso, em alguns casos, como em apartamentos, as portas corta-fogo são obrigatórias. Afinal, para que funcione, ele precisa ter uma verificação automática do corpo de bombeiros (AVCB). Este documento certifica que a edificação possui todos os procedimentos de segurança necessários como extintores, mangueiras de hidrantes e até portas corta-fogo. A norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que regulamenta a fabricação de portas corta-fogo é a ABNT 11742. Determina a estrutura, número de portas corta-fogo (varia de acordo com o tamanho do edifício), etc. Você também pode querer ler: Incêndios em edifícios: quais equipamentos de segurança você precisa.

 Onde as portas corta-fogo precisam ser instaladas?

 De acordo com a ABNT 11742, as portas devem ser instaladas em: vestíbulos e escadas de edifícios; Entrada para escritórios e apartamentos; área de refúgio; Paredes e compartimentos de zona utilizados para separar riscos industriais e comerciais desde que sejam utilizados exclusivamente para acesso de pessoas; Locais de acesso restrito que se comunicam diretamente com rotas de fuga; Acesso à intercomunicação entre passadiços e edifícios; Portas de corredor que fazem parte de uma rota de fuga; Ganho de medição, proteção e conversão de energia elétrica.

O texto acima "Quais equipamentos de segurança você precisa?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.