Microscópio óptico ou de luz Funciona em conjunto com um conjunto de lentes (ocular e objetiva) para ampliar a imagem do feixe que o atravessa, possibilitando observar detalhes de até 200 nanômetros. O que determina a riqueza de detalhes de imagem que um sistema óptico fornece são suas limitações de resolução, não sua capacidade de aumentar o tamanho do objeto.

 Um aumento paralelo na resolução

 Os recursos adicionados só têm valor prático se forem acompanhados por um aumento paralelo na resolução. O limite de resolução depende basicamente do alvo. A ocular não pode adicionar detalhes à imagem; sua função é simplesmente aumentar o tamanho da imagem, que é projetada pela objetiva em seu plano focal. Eles são divididos em: microscópio UV, microscópio de fluorescência, microscópio de contraste de fase e microscópio de luz polarizada.

O texto acima "O que determina a riqueza de detalhes de imagem" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.