Benefícios para a Saúde

A agricultura de monocultura é o método de produção agrícola que baseia-se na produção intensiva de apenas um cultivo, excluindo assim outros vegetais e culturas. Infelizmente, este tipo de agricultura tem crescido rapidamente ao redor do mundo, muitas vezes com sérios impactos ambientais. Os principais efeitos de produção intensiva de monoculturas incluem aumento dos níveis de produtos químicos, desequilíbrio no tratamento de águas residuais e contribuição para poluição atmosférica.

Efeitos na Qualidade da Água e Ambiente

A agricultura intensiva de monoculturas é uma séria ameaça à qualidade da água e ao equilíbrio geral do ambiente. O uso de pesticidas e herbicidas desequilibra o meio ambiente, danifica as águas subterrâneas, mata o solo e destrói a biodiversidade. Além disso, poluentes como nitrogênio e fósforo se acumulam no solo, que em alguns casos podem ser transportados pelas águas residuais para áreas ainda mais remotas.

Ociosidade Excessiva e Pressão nos Assentamentos Rurais

A agricultura de monoculturas também causa ociosidade excessiva dos assentamentos rurais. O uso intenso de máquinas agrícolas, água e herbicidas usados na produção de um único cultivo contribuem para a pressão nos assentamentos rurais ao diminuir a necessidade de mão-de-obra. Isso causa o deslocamento de famílias rurais, pois muitos não conseguem achar trabalho.

O texto acima "Benefícios para a Saúde" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.